segunda-feira, 7 de junho de 2010

Projeto "Primeiro,Aprender"...

segunda-feira, 7 de junho de 2010 - by Jonas Mendes 12

Queria em primeiro lugar dizer que não estou aqui para criticar.Estou aqui simplesmente para dar minha opinião sobre a qualidade de ensino nas escolas Estaduais do Ceará.Eu tenho experiência própria sobre as escolas públicas e estaduais,pois durante toda minha vida nunca tive a oportunidade de estudar em escola Paticular. Como todos sabem,a qualidade de ensino de uma escola particular se diferencia de uma escola pública ou estadual.Não tem muita coisa diferente.Todos os professores são profissionais capacitados e o material didático tambem.Mais inelizmente depois que surgiu um projeto do nosso querido Governador do estado do Ceará,o Cid Ferreira Gomes,juntamente com os que dizem ser profissionais da educação,implantaram nas escolas estaduais uma verdadeira "Piada".Você deve ta se perguntando:"porque uma piada"?Veja só:


O Nome do projeto é Primeiro,Aprender.É uma espécie de apostila que tem como objetivo ensinar os estudantes a interpretar e aprender a ler.Na verdade acho muito importante saber ler e interpretar textos.Como todo livro,o primeiro aprender tem todas as matérias necessárias no Ensino Médio. O mais curioso é que muita das vezes os Alunos deixam de estudar no livro Oficial que são usados em escolas particulares para ficarem estudando no Primeiro Aprender. Você deve ta se perguntando qual é a diferença do Primeiro aprender para os Outros Livros.Veja só,Nos livros Oficiais das escolas públicas e estaduais um capítulo é muito aprofundado sobre aquele assunto abordado,Já no primeiro aprender o assunto ja não é tão abordado,resume-se em apenas poucos parágrafos e vem várias questões para se resolver que os alunos poucam usam o Raciocínio.Nos livros comuns as questões ja são mais difíceis,possibilitando que os alunos pensem mais,usem seu reciocínio para responder as questões sobre o assunto abordado no livro.Segundo eles,Existem alunos que vão para a escola que não sabem interpretar textos. Como que pode um aluno no ensino médio,se preparando para o vestibular não saber interpretar texto?Ai vem a desculpa para estarmos com esse primeiro aprender...Acho que deveriam diferenciar os que sabem dos que não sabem.

Agora fica-se a pergunta:"Será que nós,alunos das escolas estaduais,iremos ter um conhecimento suficiente para enfrentar um vestibular?"

Esse projeto primeiro aprender pode ser considerado uma falta de Criatividade do Governo, Eles poderiam trabalhar como humoristas,pois sabem fazer excelentes piadas.

Tags:
Sobre o Autor

Jonas Mendes, é um louco por tecnologia, carros e motos. Tem 18 anos e trabalha com informática desde os 13. Estudante do curso de Ciências da Computação na UVA(Universidade Estadual Vale do Acaraú) e blogueiro nas horas vagas.

12 comentários:

  1. Eu tambem estudo com esse livro,realmente é uma piadinha...

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc Jonas!

    essas apostilinhas pelo menos aqui é umas apostilas um resumo!

    nuncaaaa que estarão preparados para um vestibular!

    ResponderExcluir
  3. querem economizar, aquelas apostilas devem se mais baratas.
    parece conteúdo da 1º série do ensino fundamental. querem atrofiar nossa mete

    ResponderExcluir
  4. pretendo fazer vestibular, mais cinceramente essas apostilas não vão me levar a lugar algun...
    fala sério isso é coisa de fundamendal..
    vê se no ano que vem vocês dão uma atualizada nessa ai pra vê se a gente aprende o que não sabe!!!!

    ResponderExcluir
  5. O primeiro aprender é o que se chama de "Feito nas Cochas".
    Um livro inútil para quem quer concorrer a uma vaga no vestibular que é cada vez mais disputado e só passa quem sabe.

    Se o governo quer economizar ou fazer os alunos de besta eu não sei mas o Primeiro Aprender não tem recebido muitos elogios nem por parte de professores nem dos alunos (os que vem pra escola estudar de verdade).

    ResponderExcluir
  6. Amigo, tenho minhas sérias críticas também ao projeto primeiro aprender, mas acredito que o maior culpado são os professores que ultilizam o material como material pedagógico, esse é o maior erro, pois o primeiro aprender é apenas uma nova metodologia e um recurso didático a mais que deve ser somado aos outros ja existente e não substituído.

    ResponderExcluir
  7. Não se escreve gonverno e sim GOVERNO.

    Prof. Amarildo

    ResponderExcluir
  8. Perdoe-me professor Amarildo! Fiz essa postagem tão apressado...

    ResponderExcluir
  9. Quero deixar meus parabéns pelo texto e pelo blog. Faço parte de uma equipe responsável pelo "Projeto Primeiro, Aprender!" e como tal, não poderia deixar de participar desta discussão. Como não poderei me demorar na explicação acerca do projeto gostaria de elencar algumas observações:
    1. através do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) descobrimos que as compentências de leitura de nossos estudantes precisa ser melhor desenvolvida, no entanto, você não encontrará, tão facilmente, alunos que admitam essa realidade, pois a maioria se sentiria envergonhado. Mas basta você pedir para seus colegas ler um texto e verificar através de perguntas se a leitura foi bem executada;
    2. O Primeiro, Aprender! não é um livro didático, pois sua preocupação não está centrada no conteúdo, mas sim, nas competências básicas de leitura, o que significa dizer que é preciso ler seus textos em sala de aula e verificar de várias formas se a leitura deles foi bem executada;
    3. O Projeto deve ser executado no início do 1º Ano (algo em torno de 3 meses), e sem interrupções, caso contrário, poderá não ter efeito, o que quer dizer também que ele não compromete o estudo para os exames de ingresso na universidade, feito ao longo dos três anos do ensino médio;
    4. É preciso respeitar os limites de leitura da maioria dos estudantes, por isso ele é composto de textos pequenos e atividades simples, o que não quer dizer que o professor não possa ampliar o uso de recursos diferenciados e atividades desafiadoras para todos os estudantes;

    Sinto-me contente por ver a preocupação dos estudantes quanto a forma como são conduzidas as aulas de seus professores, e mais feliz ainda de poder participar desta discussão. Abraço e estou a disposição.

    ResponderExcluir
  10. Obg pelo seu cometário, meu caro George Gomes! O motivo que me levou a escrever esse texto sobre o "Projeto Primeiro, aprender! foi que eu não estava vendo nenhum resultado em meu colégio em relação ao que vc citou logo acima. Pelo contrário do que vocês pretendiam com o projeto, quando ele se iniciou no meu 1° ano, foi que todos nós perdemos muitos conteúdos, e hoje já iremos começar o 3° ano, pré-vestibular e etc, e estamos com muitas dificuldades em diversas disciplinas, principalmente em Matemática, Física e Quimica, onde tivemos uma péssima base em consequência do conteúdo de ensino fundamental do Primeiro, aprender!. Pode perguntar a qualquer aluno que teve a má sorte de "prestigiar" o primeiro aprender e veja suas respostas!

    ResponderExcluir
  11. gostei da discussão. Amo ver a opinião de ambos os lados e concordo que o professor é o mais responsável pelo desenvolvimento do conteúdo. Se o governo do Estado viu essa carência tem que fazer alguma coisa...

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)

Antes de postar um Comentário
Leia as Regras:

1.ofensivos ou com palavrões
2.não relacionados ao tema do post
3.com pedidos de parceria
4.com excesso de miguxês
5.com publicidade ou SPAM
6.que possam ofender pessoas ou empresas

Atenciomente,Jonas Mendes